Olá pessoal,
Gostaria de deixar, para vocês, alguns comentários sobre os dioptros planos.
O efeito de deslocamento da posição da imagem com relação à posição real do objeto, que ocorre quando o observador está num meio óptico diferente do objeto, deve-se aos dioptros. Nesses casos, quem faz o papel de dioptro é a superfície de separação entre os meios.
A posição aparente do objeto, de um modo geral, depende da localização do observador, mas quando analisamos este fenômeno para ângulos pequenos (menores que 10˚) eliminamos tal dependência. Com isso, a posição da imagem dependerá, apenas, dos índices de refração dos meios envolvidos e da posição do objeto com relação à superfície de separação. Além dessa simplificação matemática, o fenômeno físico também se torna menos complexo. Uma vez que a posição da imagem, com relação à superfície de separação, sofrerá deslocamentos apenas na vertical. Enquanto que para ângulos maiores que 10˚ teremos, também, um deslocamento na horizontal.
Com a resolução dos problemas 1 e 2 da apostila caderno, vimos que:
Quando um objeto está no meio mais refringente (n+) e o observador no meio menos refringente(n-), tem que a posição aparente do objeto é menor que sua distância real. Ou seja, a imagem estará mais próxima da superfície de separação.
Caso contrário, se o objeto estiver no meio menos refringente (n-) e o observador no meio mais refringente (n+) a imagem estará mais afastada da superfície de separação.
Creio que seja isso!
Abraços e bons estudos.
Obs. Segue abaixo a equação obtida para pequenos ângulos:
di/do = npassa/nprovem
Opa, muito bom o material sobre dioptro plano prof...foi de grande ajuda para a compreensão do assunto. ^^
ResponderExcluirparabéns pelo blog =D