A experiência de Arquimedes
Conta-se, como uma forma de ilustrar a genialidade de Arquimedes, que Híeron, rei de Siracusa no século III a.C., havia encomendado uma coroa de ouro puro para um certo ourives. Entregou-lhe, então, a quantidade exata de ouro. Após um certo período, o rei recebeu a coroa com a mesma massa de ouro que havia fornecido ao ourives. Mas ele desconfiou que, na confecção, o ourives havia roubado parte do ouro, substituindo-o por uma massa equivalente a prata. O rei, então, pediu a Arquimedes que descobrisse se havia ou não uma parte de prata em sua coroa, sem danificá-la.
Gostaria que pensassem nesse problema por alguns dias. Tentem resolver o problema, como você deve agir para saber se o rei está certo?
Abraços
A densidade do ouro e da prata são diferentes. Uma forma simples para saber se é ou não puro, é ter um tanque com água pura. Nesse tanque, colocaremos a quantidade de massa exata de ouro que o rei recebeu, o nível da água em relação ao tanque irá subir. Marcaremos esse ponto no tanque.
ResponderExcluirCom a mesma quantidade de água, colocaremos a coroa no tanque e marcaremos outro ponto no nível da água em relação ao tanque.
Feito isso, iremos observar se os dois pontos se encontram na mesma altura. Caso estiverem, a coroa é feita de ouro puro. Caso encontram-se desnivelados, o objeto é uma mistura de metais, e não ouro puro.
Espero que esteja certo...rs.
Valeu!
O meu deu isso tb...
ResponderExcluirdc: densidade da coroa
do: densidade do ouro
Se o ourives não roubou, dc=do
Isto é, mc/vc=mo/vo
Já que a massa continuou a mesma, se o ourives não roubou, vc=vo.
E para descobrir se vc=vo,
1º Encha um balde de água.
2º Coloque a coroa dentro do balde e meça a variação da água (para encontrar o volume da coroa).
3º Coloque a mesma quantidade de ouro que o rei havia entregado para o ourives dentro do balde e meça a variação da água (para encontrar o volume da daquela quantidade de ouro).
Por fim, coloque as variações na fórmula (vc=vo) e veja se está correto, se não estiver, quer dizer que o rei estava certo.
Muito bem senhores!!!
ResponderExcluir