Este blog foi motivado pelos meus alunos e maiores colaboradores do UP. Dedico este blog a vocês!
Seja bem vindo!
A criação de um blog foi sugerida por alguns alunos do colégio UP e resolvi implementa-la. Espero que este possa ser um espaço onde os conhecimentos adquiridos, sobre alguns assuntos tratados em sala de aula, possam ser implementados e discutidos mais abertamente.
Fiquem a vontade, esse blog é de vocês!
CaZuZa.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
2º Ano - Desafio
Determine a pressão exercida exclusivamente pelo peso da coluna de água na base de apoio, nos dois casos a seguir:
professor, achei o mesmo resultado do Henrique, mas só acho que dei muita volta pra conseguir resolver! rsrs depois tu me ajuda.. não era sua aluna ano passado... calculei os casos separados, achando primeiro o volume de cada um para depois colocar o resultado na fórmula de densidade, com isso achei a massa e substitui na fórmula de pressao média...
Então, hoje posso responder essa questão corretamente pois tive aula de "Pressão Total". Não sabia que acrescentamos a pressão atmosférica.
Sendo assim, basta somar a pressão atmosférica ao resultado anterior pelo fato do tanque estar aberto. A pressão atmosférica tem o valor de 1atm, então se somarmos ao resultado anterior, vamos obter P=2atm para cada tanque.
Então, Henrique, esse tinha sido meu raciocínio, mas agora, eu estou na dúvida porque no enunciado diz: "exclusivamente pelo peso da coluna de água", então, estou em dúvida se é ou não para somar a pressão atmosférica. Mas aew, que questão maneira, pra mim, essa que é a diferença da física para a matemática. Na física você tem que pensar muito mais, o que torna a física mais show, porém muito mais difícil rs.
OBS: acho que em um post esse blog recebeu mais comentários que no ano passado todo kkkk.
Luks, acho que considera sim... Mas vamos esperar o cazuza.. rsrs. Verdade, O que me atrai na física é isso, o raciocínio, entender como as coisas funcionam e enfim... Acho a matemática seca na maioria das vezes seca: Só calculo... O legal mesmo é entender o meio em que vivemos... Deve ser por isso que pretendo seguir esse ramo...rs.
Esse post é legal mesmo! rs Aguardo a resposta do cazuza e o próximo desafio...rs. Valeu!
Olá pessoal!!! Estou gostando de ver! continuem assim... Segue abaixo a resposta do problema!
Note que no enunciado pede-se a pressão exercida exclusivamente pelo peso da coluna de água. Deste modo, o resultado será 1 atm nos dois recipientes. Vale deixar alguns comentários:
a) Apesar de a quantidade de água ser diferente nos dois recipientes, a pressão exercida sobre a base de apoio é a mesma. Essa pressão depende exclusivamente da altura da coluna de água!
b) A pressão exercida pelo peso de uma coluna de 10m de água equivale, aproximadamente, à pressão atmosférica normal. Ou seja, 1 atm = 10mca.
Dados: Da= 10^3 g= 10 m/s² h= 10 m Patm= 10^5 Pa m1 = 10.000 m2= 40.000 P=?
formula: P = Patm + d h g
P= 10^5 + 10^3.10.10 P= 10^5 + 10^5 P = 2.10^5 Pa = 2atm
Achei igual ao Lucas, lendo os comentários dá para ver qual o raciocínio lógico que leva a resposta de maneira menos confusa... Muito interessante o desafio, só aguardando o próximo, senti um pouco de dificuldades mas, vendo os raciocinios de cada um como o do lucas e Henrique, consegui identificar meu erro nos calculos, e agor aé só praticar par anaõ errar isso novamente!
Não consigo visualizar a imagem Cazuza!
ResponderExcluirValeu!
Tente com outro navegador! Se o erro permanecer envio a figura por email!
ResponderExcluirAbraços
Dados:
ResponderExcluirPatm = 10^5 Pa
Dágua = 10^3 Kg/m^3
h = 10 m
g = 10 m/s^2
P = ?
Resolução:
P = Patm + d h g
P = 10^5 + 10^3 . 10 . 10
P = 10^5 + 10^5
P = 2 . 10^5 Pa = 2 atm
Resposta:
A pressão exercida nos dois casos é de 2atm.
OBS: nota-se que na fórmula P = Patm + d h g, a área da superfície de contato não é considerada, então, a pressão nos dois casos deve ser a mesma.
Flws
:DDD
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor, não sei se está certo... Vamos lá...
ResponderExcluir-DADOS:
M1=10.000kg
M2=40.000kg
A1=1m²
A2=4m²
G=10m/s²
D=10³kg/m³
P?
-Fórmula
p= N/A
- Resolução (Tanque pequeno)
P1= N / A
P1= M1.G/A1
P1= 10000.10/1
P1=100.000 N/M² = 10^5 pa = 1 atm
- Resolução (Tanque Grande)
P2=N/A
P2=M2.G/A2
P2=40000.10/4
P2=100.000 N/M² = 10^5 pa = 1 atm
Enfim... Não sei se está certo... Mas tá aí! Qualquer coisa, me corrija por favor! VALEU!
Aew, fessor, a resolução do Henrique é igual aquela segunda que te mostrei na aula... Qual é a certa?
ResponderExcluirprofessor, achei o mesmo resultado do Henrique, mas só acho que dei muita volta pra conseguir resolver! rsrs depois tu me ajuda.. não era sua aluna ano passado... calculei os casos separados, achando primeiro o volume de cada um para depois colocar o resultado na fórmula de densidade, com isso achei a massa e substitui na fórmula de pressao média...
ResponderExcluird: 10³ kg/m³
h: 10m
A1: 1m²
A2: 4m²
m1: 10000kg
m2: 40000kg
sendo A1 e m1 = tanque pequeno; A2 e m2 = tanque grande.
p1= m1.g/A2
p1= 10^4.10/1
p1= 10^5 pa ou seja, 1atm
p2= m2.g/A2
p2= 4.10^4.10/4
p2= 10^5 ou seja, 1atm
foi isso (: abraço!
gostei da questão, um pouco confusa, mas pelas resoluções do pessoal, acho que consegui .. abraços cazuza
ResponderExcluirEntão, hoje posso responder essa questão corretamente pois tive aula de "Pressão Total". Não sabia que acrescentamos a pressão atmosférica.
ResponderExcluirSendo assim, basta somar a pressão atmosférica ao resultado anterior pelo fato do tanque estar aberto. A pressão atmosférica tem o valor de 1atm, então se somarmos ao resultado anterior, vamos obter P=2atm para cada tanque.
A resposta do "Luks" está certa.
Valeu!
Então, Henrique, esse tinha sido meu raciocínio, mas agora, eu estou na dúvida porque no enunciado diz: "exclusivamente pelo peso da coluna de água", então, estou em dúvida se é ou não para somar a pressão atmosférica.
ResponderExcluirMas aew, que questão maneira, pra mim, essa que é a diferença da física para a matemática. Na física você tem que pensar muito mais, o que torna a física mais show, porém muito mais difícil rs.
OBS: acho que em um post esse blog recebeu mais comentários que no ano passado todo kkkk.
Falou, galera!!
Luks, acho que considera sim... Mas vamos esperar o cazuza..
ResponderExcluirrsrs. Verdade, O que me atrai na física é isso, o raciocínio, entender como as coisas funcionam e enfim...
Acho a matemática seca na maioria das vezes seca: Só calculo... O legal mesmo é entender o meio em que vivemos... Deve ser por isso que pretendo seguir esse ramo...rs.
Esse post é legal mesmo! rs
Aguardo a resposta do cazuza e o próximo desafio...rs.
Valeu!
Olá pessoal!!!
ResponderExcluirEstou gostando de ver! continuem assim... Segue abaixo a resposta do problema!
Note que no enunciado pede-se a pressão exercida exclusivamente pelo peso da coluna de água. Deste modo, o resultado será 1 atm nos dois recipientes. Vale deixar alguns comentários:
a) Apesar de a quantidade de água ser diferente nos dois recipientes, a pressão exercida sobre a base de apoio é a mesma. Essa pressão depende exclusivamente da altura da coluna de água!
b) A pressão exercida pelo peso de uma coluna de 10m de água equivale, aproximadamente, à pressão atmosférica normal. Ou seja, 1 atm = 10mca.
Abraços pessoal!
Bom la vou eu tentar resolver
ResponderExcluirDados:
Da= 10^3
g= 10 m/s²
h= 10 m
Patm= 10^5 Pa
m1 = 10.000
m2= 40.000
P=?
formula:
P = Patm + d h g
P= 10^5 + 10^3.10.10
P= 10^5 + 10^5
P = 2.10^5 Pa = 2atm
Achei igual ao Lucas, lendo os comentários dá para ver qual o raciocínio lógico que leva a resposta de maneira menos confusa...
Muito interessante o desafio, só aguardando o próximo, senti um pouco de dificuldades mas, vendo os raciocinios de cada um como o do lucas e Henrique, consegui identificar meu erro nos calculos, e agor aé só praticar par anaõ errar isso novamente!
Bye Bye Mina-san