Seja bem vindo!

A criação de um blog foi sugerida por alguns alunos do colégio UP e resolvi implementa-la. Espero que este possa ser um espaço onde os conhecimentos adquiridos, sobre alguns assuntos tratados em sala de aula, possam ser implementados e discutidos mais abertamente.

Fiquem a vontade, esse blog é de vocês!

CaZuZa.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

2º Ano - Exercício Extra

Muitas pessoas acreditam que, se possuíssem um tubo longo e flexível (snorkel), seriam capazes de mergulhar a grandes profundidades, respirando, através do tubo, o ar da atmosfera. Entretanto, a pressão da água sobre o peito impede o inflar dos pulmões. Suponha que um teste, realizado com uma pessoa adulta normal, revelou que ela ainda consegue respirar quando está deitada no chão e sobre seu peito atua uma força de compressão de 400N. Qual seria a profundidade máxima a que essa pessoa poderia ser submetida e que, ainda assim, conseguisse respirar através do tubo, supondo que a área frontal de seu peito seja, aproximadamente, de 0,08 m^2?


Observação

Para os interessados no assunto mergulho, deixo um site para pesquisa,


www.hospvirt.org.br


nelo pode ser encontrado informações sobre os efeitos da prática do mergulho no nosso organismo, além de dados e cuidados com a prática desse esporte. Vale a pena conhecê-lo. Ao entrar no site, clique em sistema de busca. Ele abrirá uma página com várias alternativas para busca. Em Sistema de Busca do Hospital Virtual, digite a palavra mergulho.


Boa viagem!

6 comentários:

  1. Vamos lá...
    Dados:
    F = 400 N
    A = 0.08 m^2
    g = 10 m/s^2
    d ≈ 10^3 Kg/m^3

    Resolução:
    Primeiramente, encontramos o valor da pressão que o indivíduo consegue agüentar:
    P = F/A
    P = 400/0.08 = 5000 Pa
    Já que quando o indivíduo está no chão recebendo essa força de 400N também age sobre ele a pressão atmosférica, P = 5000 Pa + Patm.
    Colocando agora na fórmula de pressão total, temos:
    P = Patm + dgh
    5000 + Patm = Patm + 10^3.10.h
    5000/10^4 = h = 0.5 m
    Resposta:
    A profundidade máxima que a pessoa pode respirar utilizando o snorkel é de aproximadamente 50 cm.

    OSB: que iraaado esse exercício, eu não sabia que tinha essa limitação não. Maneiro rs.
    Flws

    ResponderExcluir
  2. Lucas, vendo sua resolução consegui compreender seu raciocinio, po, legal, vc usou primeiro a formula do Peso e depois da Pressão total, hmm não entendi essa parte
    5000 + Patm = Patm + 10^3.10.h
    5000/10^4 = h = 0.5 m

    Voce poderia me explicar? foi só essa parte q eu não sakei x.x

    ResponderExcluir
  3. A pressão total exercida no peito do cara, e ele podendo respirar, é igual a 5000 Pa + Patm, correto? (acho que sim kkk)
    Sabendo que g = 10 m/s^2 e a densidade da água ≈ 10^3 Kg/m^3 eu apenas substitui esses valores para encontrar 5000 + Patm = Patm + 10^3.10.h.
    Depois, para chegar até: 5000/10^4 = h = 0.5 m, eu multipliquei 10^3 . 10 e cortei o Patm dos dois lados: 5000 = 10^4 . h.
    Assim, passei o 10^4 para o outro lado dividindo e achei o valor de h = 0.5 m.

    Saco? ^^
    flws

    ResponderExcluir
  4. lindoooooooooooooooo \o/ kkkkk (você disse pra vim aqui que falar que você é lindo entao ta ai)

    ResponderExcluir
  5. lukas ou outros vc acha que seria possivel mergulhar ultilizando um tubo flexivel com uma bomba eletrica de ar a uma profundidade rasa de no maximo 3 metros! Pq tenho uma casa na beira de um rio calmo perfeito para essa experiência e gostaria de pesquisar o fundo oberservando os peixes e as especies! poderia usar um cano de pvc de 150mm (bem largo) ate o fundo e ancoralo depois ligar o snorkel um pouco MAIOR no tubo!? gostaria que alguem desse alguma ideia como seria possivel explorar o fundo desse rio! eu só possuo equipamento basico de mergulho (mascara,snorkel e nadadeira) não tenho $$ pra comprar equipamento de mergulho profissional!

    ResponderExcluir